PT
BR
Pesquisar
Definições



mandar às urtigas

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
urtigaurtiga
( ur·ti·ga

ur·ti·ga

)
Imagem

BotânicaBotânica

Designação dada a várias plantas herbáceas da família das urticáceas, do género Urtica, cobertas de pêlos, cuja base contém um líquido que penetra na pele pelo mero contacto das pontas, provocando comichão e irritação.


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Designação dada a várias plantas herbáceas da família das urticáceas, do género Urtica, cobertas de pêlos, cuja base contém um líquido que penetra na pele pelo mero contacto das pontas, provocando comichão e irritação.Imagem


atirar às urtigas

[Informal] [Informal] O mesmo que mandar às urtigas.

lançar às urtigas

[Informal] [Informal] O mesmo que mandar às urtigas.

mandar às urtigas

[Informal] [Informal] Não dar importância; descurar ou esquecer de propósito.

etimologiaOrigem etimológica:latim urtica, -ae.

Auxiliares de tradução

Traduzir "mandar às urtigas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria que me informassem se a palavra sedeado existe. Esta palavra é normalmente utilizada de forma generalizada, com o seguinte significado: "com sede em". Uma vez que não consigo encontrar esta palavra em nenhum dicionário ou prontuário, gostaria apenas de saber se ela existe na língua portuguesa.
A forma correcta da palavra que procura com o significado "que tem sede em" é sediado e não sedeado. Esta existe, mas tem um outro significado, como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa na entrada sedear.

Ambas as formas (sediar e sedear) se encontram registadas em vários dicionários de língua portuguesa.




Gostaria de saber se se deve escrever: subestabelecer ou substabelecer.
Os dicionários de língua portuguesa registam na sua maioria a forma substabelecer, deixando de parte a variante subestabelecer. No entanto, e apesar de a forma substabelecer dever ser considerada preferencial por ser a que se encontra atestada em dicionários e vocabulários de língua portuguesa, a variante gráfica subestabelecer não pode ser considerada errada, porque segue o padrão de outras palavras com registo nos dicionários, como subespaço, subestação ou subestimar, estando mesmo inserida no extenso e actualizado Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.